
O Maracanã já foi palco de algumas das memórias mais emblemáticas da cultura brasileira e, neste sábado (6), terá mais um desses momentos com a estreia da turnê Zeca Pagodinho, Alcione e Jorge Aragão: O Maior Encontro do Samba. A realização da tour é da 30e, maior companhia brasileira de entretenimento ao vivo, com apresentação do Itaú Live, plataforma de música do Itaú Unibanco. As três lendas da música se apresentam no Rio de Janeiro com clima de festa em casa e participação especial de Martinho da Vila, além de show de abertura Arlindinho canta Arlindo Cruz, um tributo à obra da figura emblemática do samba, que marcou gerações e será homenageada com interpretações de seus clássicos na voz do filho. Os portões serão abertos ao público geral às 15h, com show de abertura programado para às 17h30. Os sambistas Zeca Pagodinho, Alcione e Jorge Aragão sobem ao palco do Maracanã às 19h20. Ainda restam poucos ingressos na Eventim.
Após o espetáculo no Rio de Janeiro, a turnê segue para São Paulo, onde passa pelo Allianz Parque nos dias 20 e 21 de junho, com entradas esgotadas e participação especial de Martinho da Vila. Em Brasília, no dia 19 de setembro, na Arena BRB Mané Garrincha, o convidado será Seu Jorge. Já em Curitiba, no dia 7 de novembro, na Arena da Baixada, o trio recebe Alexandre Pires e novamente Martinho da Vila. O público paulistano ainda terá uma nova oportunidade de assistir ao show em 31 de outubro, no Allianz Parque, com participação especial a ser anunciada em breve.
Na reta final da turnê, o Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, recebe a tour no dia 14 de novembro, com participação de Péricles. Em 28 de novembro, é a vez do Estádio Mineirão, em Belo Horizonte, receber o show com a presença de Gilberto Gil. O último show do ano está marcado para 19 de dezembro, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, em Salvador, recebendo Martinho da Vila, novamente, como o convidado especial da noite.
Zeca Pagodinho, Alcione & Jorge Aragão, juntos, somam mais de 150 anos de carreira e um repertório que se tornou trilha sonora de uma nação. Zeca Pagodinho é sinônimo de espontaneidade, encontro e boas conversas. “Se fosse sozinho, eu não faria", divertiu-se o cantor em uma das oportunidades em que se reuniram para falar sobre a turnê. Já Alcione representa força, autenticidade e presença — daquelas que não pedem licença para brilhar. “Encontrar essa galera aqui é festa. Vai ser um show que vai dar prazer”, comenta a eterna Marrom. Jorge Aragão é o poeta elegante, de sorriso largo e de versos que atravessam o tempo. “Vai ser uma felicidade. Nos encontrarmos é cotidiano; aqui é amizade mesmo. Temos muito trabalho pela frente, mas, se pudesse, mais do que cantar, ficaria mais admirando os dois”, diz o artista, expressando a sensação de ter no palco os amigos (e também ídolos) de longa data. Personalidades distintas, mas complementares, que fazem com que o público se sinta próximo de cada um. “Vamos apresentar quem somos. Estamos felizes de poder agregar isso à nossa história”, finaliza Aragão.
Essa sensação de intimidade é justamente o fio condutor da turnê O Maior Encontro do Samba. Com a direção musical de Pretinho da Serrinha, o espetáculo reunirá, pela primeira vez, os três artistas no palco ao mesmo tempo e em uma só turnê. Os ícones do samba dividirão os vocais em canções que marcaram suas trajetórias e em clássicos presentes durante várias gerações, em uma celebração coletiva da música brasileira.
“O samba sempre foi sobre encontro, afeto e histórias compartilhadas. Colocar Zeca Pagodinho, Alcione e Jorge Aragão juntos no palco é materializar tudo isso em um espetáculo único. Esse projeto traduz muito do que a 30e acredita: experiências que conectam pessoas, respeitam a trajetória dos artistas e celebram a cultura brasileira em sua forma mais autêntica", afirma Carol Pascoal, vice-presidente de Marketing e Comunicação da 30e.
A direção artística da turnê é assinada por Leninha Brandão, que trabalhou no DVD Zeca Pagodinho - 40 anos (Ao Vivo), de 2024, além de projetos com O Rappa, Lulu Santos e mais nomes de prestígio.
“O Maior Encontro do Samba celebra este ritmo em sua forma mais genuína ao representar um momento único da música brasileira, reunindo artistas que atravessam gerações e fazem parte da memória afetiva do país. Poder apresentar este projeto, é reforçar a maneira como o Itaú atua no território da música: como um facilitador de grandes encontros, criando acesso, conveniência e experiências que vão além do show e permanecem na lembrança das pessoas”, afirma Rodrigo Montesano, Superintendente de Experiências e Conexões de Marcas do Itaú.
O Maior Encontro do Samba celebrará um patrimônio vivo da cultura brasileira por meio de artistas que são seus pilares. O convite para este evento histórico está posto. Como o próprio samba já ensinou, quem não gosta de samba, bom sujeito não é. E, em 2026, o Brasil inteiro está convidado a provar dessa sensação ao vivo.
A imagem é de Higor Bastos.
0 Comentários