Projeto Sambetto celebra 10 anos com lançamento de álbum autoral e show gratuito no CCSP

Publicado em

O duo Sambetto, formado por Ed Trombone e Danilo Vianna, comemora uma década de carreira com o lançamento de seu primeiro álbum autoral, “Balaio”, que já está disponível nas plataformas digitais. A estreia fonográfica abre um novo capítulo na história do projeto, reconhecido por unir o virtuosismo instrumental à força melódica da canção popular. 

O experiente músico paulista Ed Trombone domina duas linguagens distintas que aprendeu a combinar de forma única: toca trombone com a cabeça de um percussionista e percussão com a sensibilidade de um trombonista. Essa relação entre ritmo e melodia se tornou sua marca registrada e o aproximou de artistas como Jorge Ben Jor, Racionais MC’s, Marina Lima, Seu Jorge, Liniker, Criolo, Anelis Assumpção, Emicida, Banda Black Rio e Elza Soares.

Já o produtor, arranjador e contrabaixista Danilo Vianna possui um raro senso de assemblage, aliando precisão técnica a liberdade criativa. Traz no currículo colaborações com João Parahyba e Amilton Godoy, entre outros.

Criado pelos dois em 2015, o Sambetto nasceu com a proposta de aproximar a música instrumental do universo popular, levando aos palcos versões dançantes e inventivas de clássicos da MPB. Com o tempo, o projeto se destacou com o espetáculo “Instrumental na Boca do Povo”, que estreitava — para não dizer eliminava por completo — a distância entre músicos e plateia. O público cantava junto, todo o repertório em uníssono, tornando-se parte da performance.

O show de lançamento acontece nesta quinta-feira, 30 de outubro, no CCSP. Ed Trombone (trombone e bombardino) e Danilo Vianna (contrabaixo acústico e elétrico) se apresentam ao lado de Gustavo Sousa (trompete), Bira Junior (sax), Fabio Faustino (bateria), Vitor Arantes (teclados) e Leandro Vieira (percussão) para levar ao palco, pela primeira vez, "Balaio", apresentado na íntegra. O repertório também inclui releituras de clássicos da MPB, como "Emoriô" (Gilberto Gil e João Donato) e "Bye Bye Tristeza" (Marcos Valle e Carlos Colla), sucesso na voz de Sandra de Sá.

E para fechar o pacote de aniversário, em novembro será lançado um documentário que conta a história do Sambetto e revela o processo de criação do álbum com cenas de making-of e depoimentos inéditos.

A imagem é de José de Holanda.

Comentários

0 Comentários