Convidado por Jorge Aragão, Pretinho da Serrinha lança versão de "Identidade" para mês da Consciência Negra

Publicado em

O cantor e instrumentista Pretinho da Serrinha, nome já amplamente conhecido na cena musical brasileira, acaba de lançar uma versão instrumental de “Identidade”, clássico de Jorge Aragão. A faixa, lançada nesta sexta (17), é uma comemoração do mês da Consciência Negra, trazendo uma reinterpretação dessa canção, que tornou-se um hino do movimento negro brasileiro.

Para esse lançamento, Tânia Aragão, CEO da Aragão Music e filha de Jorge Aragão, sugeriu Pretinho da Serrinha para criar essa nova versão comemorativa - ideia acatada imediatamente por Jorge. “Identidade” de Pretinho, já disponível em todas as plataformas digitais, vem acompanhada de toda a trajetória do artista como homem preto, além de destacar mais uma vez a importância dessa composição de um dos sambistas mais lendários do país.

“Identidade”, música que nasceu de um episódio de racismo sofrido por Aragão nos anos 90, tornou-se uma trilha sonora para a luta por melhores condições do povo preto, além de uma narrativa importante do racismo casual que perpassa a sociedade. Para Tânia Aragão, era fundamental trazer essa canção como comemoração do mês da Consciência Negra.

Na versão de Pretinho da Serrinha, os instrumentos tradicionais do samba são mantidos, dando destaque para os instrumentos de sopro, as cordas e a percussão, pela qual o artista é amplamente conhecido. Devido à importância inegável das letras, o artista também trouxe momentos cantados, junto ao coro do grupo Família Ébano, com ênfase nas estrofes mais marcantes de “Identidade”.

Comentários

0 Comentários