4º Concurso Samba no Pé realiza Imersão Samba no Pé como Empoderamento

Publicado em

A Universidade Zumbi dos Palmares realizou nesta terça-feira (21), em parceria com a Unisamba, o evento especial Imersão Samba no Pé Como Empoderamento, que validou as participações dos candidatos e das candidatas do 4º Concurso Samba no Pé por meio de uma aula inspiradora sobre a arte de sambar. Emocionados pela força do samba, os especialistas deram uma verdadeira aula magna sobre a importância do samba.

Um dos destaques da 8ª Virada da Consciência – evento de impacto nacional que acontece em São Paulo de 15 a 20 de novembro de 2025 – o 4º Concurso Samba no Pé é organizado por Alexandre Magno, Eduardo Campos e Rosy Silva, e tem como objetivo valorizar o talento de quem esbanja samba no pé. A fase final será no dia 15 de novembro, às 18h, no Anfiteatro do Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso.

Na Imersão Samba no Pé Como Empoderamento, no Campus da Universidade Zumbi dos Palmares, em São Paulo, os participantes compreenderam que o samba vai muito além dos pés. “O samba está na cabeça, é um estado de espírito, é um dom divino. Ninguém samba igual. Cada um de nós tem o seu jeito de sambar. Sambe olhando para a frente, com elegância e deixe o sambista brotar dentro de você”, ensinou Fernando Penteado, embaixador mestre do samba paulista e membro da Velha Guarda da Vai-Vai.

Mestre Fernando parabenizou a coragem dos concorrentes do 4º Concurso Samba no Pé, contou a rica história do samba, iluminou suas transformações no correr dos tempos e reforçou que samba é compromisso. “Ensaiem bastante em casa, olhando no espelho. Observem a postura, o sorriso, a espontaneidade. Saibam se posicionar no lugar que estão ocupando. Risquem seus nomes no chão. O samba corre nas veias”, encorajou ele, que frisou: “O batuque, o canto e a dança representam a trindade do samba”.

A empresária Simone Sampaio, a Rainha das Rainhas, compartilhou uma fala emocionada e poderosa sobre o samba. “Quando eu estou falando sobre samba, eu não estou falando sobre samba. Eu estou falando da vida. Quem é você quando está sambando? O que você sente quando você samba?”, questionou a especialista, lembrando aos participantes que é essencial manifestar a identidade individual e se representar nesse lugar.

Simone pontuou que o samba é fonte de aprendizado e empoderamento. “Por isso é muito importante conhecer e compreender a sua história. O samba é beleza, é força, é liberdade, e é muito mais. O samba é. Quando sambamos, somos a resposta ao tambor, a resposta daqueles que ousaram sambar, e estaremos naqueles que virão. Somos filhos do samba. O samba é nosso DNA. O samba é coletivo. Ele revela nosso DNA passo a passo, gingado após gingado. Somos a manifestação do samba”.

O carnavalesco e professor Eduardo Caetano apresentou um panorama sobre como será o 4º Concurso Samba no Pé e detalhou os requisitos técnicos que compõem a avaliação dos jurados. Ele reforçou que o samba abre muitas oportunidades inimagináveis. O samba não tem estereótipos, nem corpos padronizados. Aproveitem essa oportunidade e se divirtam. O importante é o conjunto da obra: sambe com simpatia, com brilho nos olhos, alegria e elegância”, orientou o carnavalesco.

A candidata e o candidato vencedores receberão R$ 1.000,00 (hum mil reais) cada, a Faixa Samba no Pé e bolsa integral para um curso de graduação na Universidade Zumbi dos Palmares.

Comentários

0 Comentários