IMS Paulista promove shows gratuitos em homenagem à Elizeth Cardoso, com Adriana Moreira, Francineth Germano e Luana Bayô

Publicado em

Nos dias 15 e 16 de julho (terça e quarta-feira), às 20h , o IMS Paulista promove shows em comemoração aos 105 anos de nascimento da cantora Elizeth Cardoso (1920-1990), também conhecida como “A Divina”. Intitulado Elizete sobe o morro , o espetáculo será realizado no cinema do centro cultural, com apresentação e direção da intérprete e da pesquisadora Adriana Moreira , e contará com a participação das cantoras convidadas Francineth Germano e Luana Bayô.

Com entrada gratuita , o show faz referência ao disco Elizete sobe o morro , lançado em 1965 e que completa 60 anos. As 12 faixas do álbum apresentam a relação de Elizeth Cardoso com o samba, em um momento em que a cantora se destacava como intérprete de sambas-canção e pela prestígio de seu disco Canção do amor demais , marco inaugural da bossa nova, lançado poucos anos antes. A obra, produzida por Hermínio Bello de Carvalho, contém composições de Paulinho da Viola, Elton Medeiros, Nelson Cavaquinho, Jair do Cavaquinho e Anescarzinho do Salgueiro.

No repertório estão as canções “Água do rio”, “Malvadeza durão”, “Rosa de ouro”, “Vou partir”, entre outras. Adriana Moreira traz ainda composições que dialogam com o conteúdo do disco sexagenário. De acordo com a cantora, “ Elizeth Cardoso deixa uma história de interpretação, ancestralidade, presença e amor incondicional à música brasileira. Elizete sobe o morro é um disco indispensável, é uma aula de sonoridade, de interpretação e repertório. O disco é a síntese da consagração de uma artista completa ”.

Adriana Moreira desenvolve uma trajetória dedicada às múltiplas linguagens da música afro-brasileira. Em sua carreira solo, lançou os discos Direito de sambar (2004) e Cordão (2015), trabalho que rendeu o Prêmio Catavento, da Rádio Cultura, na categoria Melhor Disco de Samba. No show, Adriana será acompanhada por duas outras gerações de cantoras que participam, como convidadas, da homenagem a Elizeth Cardoso: a compositora e pesquisadora Luana Bayô; e Francineth Germano, afiliada musical da própria Elizeth.

Os shows também contarão com projeções de imagens de itens do acervo do IMS, incluindo retratos da cantora e fotografias de alguns músicos e compositores que no disco, como Nelson Cavaquinho, Cartola, Candeia, e Paulinho da Viola, além da capa do álbum que dá nome ao evento. Esses materiais integram o arquivo Elizeth Cardoso e a coleção José Ramos Tinhorão, do acervo de música do Instituto Moreira Salles.

Elizeth Cardoso no acervo do IMS

Adquirido pelo Instituto Moreira Salles em outubro de 2003, o arquivo da cantora carioca Elizette Moreira Cardoso (Elizeth Cardoso) é formado por centenas de documentos, álbuns de fotografias e recortes, coleção de discotecas, posteres de seus shows, partituras com arranjos e orquestrações, objetos de uso pessoal e mais de uma centena de fitas gravadas, com destaque para os formatos cassete (91 itens) e VHS (12 itens). Entre as partituras, há arranjos e orquestrações de maestros, como Léo Peracchi e Lindolfo Gaya, produzidos para discotecas e espetáculos do artista. As fitas cassete trazem gravações de ensaios de que Elizeth participou, em especial com o violonista Baden Powell.

Comentários

0 Comentários