Bossa܂etc realiza exposição "Do Samba ao Funk em 100 Anos" 

Publicado em

A Bossa܂etc apresenta a exposição “Do Samba ao Funk em 100 anos”, na lateral da Unibes Cultural, em São Paulo, ao lado do acesso ao metrô Sumaré. A ideia da think tank foi criar uma experiência imersiva para percorrer um painel de 26 metros por 4, retratando a rica história da musicalidade nos morros cariocas, a partir da leitura do renomado cineasta, fotógrafo e diretor de arte Dede Fedrizzi. Essa exposição é gratuita e fica disponível até 19 de fevereiro.

Como um laboratório de ideias, a Bossa܂etc tem como propósito criar experiências imersivas, estudos de mercado e comportamento, além de conteúdo audiovisual e editorial sobre o comportamento humano, o futuro do trabalho e tendências disruptivas organizacionais. É uma empresa da holding House of Brains.

O objetivo da mostra é trazer para a capital paulista uma expressão visual única da musicalidade que moldou as comunidades do Rio de Janeiro ao longo do último século. Fedrizzi encontrou ritmo e movimento na arquitetura do berço do samba e do funk, dois gêneros que desempenharam um papel crucial em dar voz aos moradores dos morros cariocas. Por meio de um trabalho imersivo, a lente revela não apenas o espaço físico das comunidades, mas também o papel vital que essas localidades representam em dois dos principais estilos musicais brasileiros.

As imagens presentes na exposição farão parte de um fotolivro que será lançado em breve, junto a um documentário, que traz uma série de entrevistas com antropólogos, historiadores e músicos, como Teresa Cristina, DJ Marlboro, Paulão Sete Cordas, Fernanda Abreu, Daúde e Papatinho, para falar sobre história, influências e exportação da cultura do morro para o mundo. O documentário aborda décadas de desigualdade social, racismo e machismo e tem estreia prevista para 2024. A ideia é conectar o público com uma realidade que envolve história, arte, música, identidade e cultura. A realização é uma parceria entre a Bossa܂etc junto a Unibes Cultural, com patrocínio do Banco Pan.

“Esta coleção de imagens é uma jornada pelas cores, formas e texturas que moldam a vida nas comunidades vibrantes do Rio e da história da música carioca. Estou feliz com essa parceria e satisfeito por trazer para o mercado experiências imersivas e culturais para as pessoas”, diz Dede Fedrizzi.

“Do Samba ao Funk em 100 anos é uma homenagem à expressão autêntica e à criatividade sem fronteiras não só das comunidades do Rio de Janeiro, como também de todos os brasileiros", finaliza Alessandra Lotufo, Chief Operating Officer da Bossa܂etc e Chief Innovation and Communication Officer da House of Brains.

Local: Unibes Cultural
Endereço: Rua Oscar Freire, 2500, São Paulo - SP
Data: 9 de dezembro a 19 de fevereiro

Comentários

0 Comentários