A grande final do Toca Aí!, maior Concurso de Música de Rua do Brasil, aconteceu no último sábado (26), no Pátio Metrô São Bento. O evento marcou a última etapa de uma competição que contou com mais de 400 inscrições, 100 shows realizados e 11 artistas que concorreram na grande final.
Para Isabela Parrón, idealizadora do projeto, o intuito central da iniciativa é enfatizar o poder da música de rua, valorizando e trazendo visibilidade aos artistas independentes de São Paulo. “Hoje os jurados elegeram os grandes vencedores, realizando o propósito do Toca Aí!, que é apresentar a potência dos artistas de rua que atuam no cotidiano das cidades", explica Parrón.
Grande final: os artistas trouxeram mensagens de amor, liberdade e paixão pela música
Mano Rick fez o show de abertura do evento. O artista independente, que vive nos trens e metrôs de São Paulo, foi um dos finalistas do 2º Toca Aí!, em 2022. Para sua performance, o músico preparou um repertório com canções que trouxeram mensagens de conscientização acerca de aspectos como a desvalorização dos profissionais da educação no Brasil e a importância da liberdade exercida na prática.
“Já fazem mais ou menos 6 anos que eu toco na rua e, como artista que vive essa realidade, posso dizer o quão significativo é trazer outros artistas para se apresentarem em um espaço histórico como esse, no centro da cidade. É uma forma clara de colocar a arte em destaque, valorizando a batalha e o talento de cada um”, enfatiza o artista.
Esse reconhecimento também foi destacado por Marcinho Pipoca. O artista, que dividiu o terceiro lugar da competição com o grupo Trivibe - ambos com 96 pontos, apresentou um repertório abrangente, que foi desde sertanejo até MPB, e fez questão de ressaltar a importância do concurso para o reconhecimento e validação da arte de rua. “Nós passamos despercebidos muitas vezes e estar aqui, no centro de tudo, é lindo. Só tenho a agradecer por todo o carinho e consideração que fui tratado por todos os envolvidos no concurso. Aqui o artista de rua realmente é respeitado e tem seu talento reconhecido”, revelou Marcinho.
A Trivibe, banda formada pelo amazonense MC Renovo, a mato-grossense Pólli e o paulistano Luth, chegou ao Toca Aí! com um repertório que fala sobre todas as formas de amor, enfatizando a ideia de misturar o rap com melodias de MPB, reggae e rock.
Viviane Pitaya, vice-campeã, trouxe para a plateia um verdadeiro “mix” de música e atuação da melhor qualidade. A cantora baiana, que somou 97 pontos, apresentou-se para o público caracterizada de sua personagem, a noiva Justina, e compartilhou um pouco da criação desta figura. “Eu construí meu repertório com base na narrativa desta personagem que criei, a Justina. Ela é uma personagem que carrega a narrativa da mulher que espera por um noivo que talvez nem sequer chegue. Ao longo da apresentação, Justina vai evoluindo e trazendo uma mensagem de amor próprio, através do ato de ressignificar as experiências vividas”, explica a vice-campeã da terceira edição do Toca Aí!.
Tabatha Aquino, foi um "show à parte". A grande campeã da terceira edição do Toca Aí!, somou 98 pontos, impressionando os jurados e impactando a plateia com sua voz potente e sua trajetória de vulnerabilidade e perseverança. Interpretando músicas populares no seu próprio estilo, a cantora carioca é mãe de dois filhos e se apresenta há 5 anos nas ruas e vagões do metrô.
Tabatha conta que ficou extremamente emocionada ao levar o 1º lugar e que o caminho até lá teve muitos obstáculos. Ela, que já viveu situações de extrema vulnerabilidade, diz que a dupla jornada de artista e mãe não é nada fácil. "Por isso, esses R$10 mil reais são para que eu consiga investir no meu trabalho e dar uma vida melhor para os meus filhos".
Por fim, Isabela Parrón fala sobre a vitória de Tabatha e ressalta que, para além das premiações, o fomento à arte de rua é o grande objetivo do Concurso Toca Aí!. "É extremamente importante ver uma mulher preta e mãe se consagrar como a grande vencedora desse concurso. A trajetória da Tabatha, e de tantos outros artistas que passaram pelo palco do Toca Aí!, nos mostra como é importante a continuidade do projeto para a apoiar a carreira desses músicos..", finaliza a idealizadora do Toca Aí!.
O show de encerramento da grande final ficou por conta de Bruna Black. Com referências como Elza Soares, Elis Regina e Itamar Assumpção, Bruna trouxe uma mistura de ritmos que encantou a plateia e encerrou, com chave de ouro, a terceira edição do Concurso Toca Aí!.
0 Comentários