Emerson Bernardes é compositor e cavaquinista nascido em Minas Gerais, mas se mudou, ainda quando criança, para São Paulo. Foi na adolescência que teve seu primeiro contato com a música, e nunca mais parou. Na sua carreira como instrumentista, acompanhou grandes nomes como Nei Lopes, Dona Ivone Lara, Fabiana Cozza, Noca da Portela, Monarco, Mário Sérgio, Diogo Nogueira, entre outros. Também é integrante do grupo de samba Pegada de Gorila, Coisa da Antiga e do grupo de choro Quarteto Pizindim. Além de participar da roda de samba mensal "Samba na Coxia", criada pela atriz Denise Fraga. Toda essa experiência de acompanhar e tocar com esses cantores, despertou um desejo no músico: a vontade de gravar um trabalho solo. Emerson Bernardes apresenta essa realização com a sua versão de “Último Desejo”, do importantíssimo Noel Rosa.
Dentro do berço do choro, forró e samba, Emerson Bernardes sempre soube o valor das raízes desses ritmos musicais. Ao escutar “Último Desejo” teve a certeza que essa seria a primeira música do seu trabalho solo: “A importância de trazer uma música tão antiga para os tempos atuais é não deixar isso morrer e se apagar. É apresentar para essa nova geração, para quem não conhece ainda e que tenham a curiosidade de ir atrás para saber quem foi esse grande compositor.” completa o cavaquinista.
A canção de 1937, composta por um dos principais nomes fundamentais na legitimação do samba do morro e do “asfalto”, Noel Rosa, foi interpretada por Aracy de Almeida no mesmo ano. Mas, o que realmente encantou Emerson foi a sua melodia, e após 86 anos, o artista tem a honra de regravar a sua versão instrumental.
Após ser escolhido pela melodia, o artista se juntou com o produtor Rodrigo Carneiro que gravou a base e alinhou, é claro, com o som vibrante do cavaquinho puxando o samba e choro.
Essa é a primeira faixa de Emerson Bernardes, que pretende gravar mais músicas e não só instrumentais, e também promete mais trabalhos autorais. Por enquanto, é o momento de se jogar na melodia suave, saudosa e enraizada de “Último Desejo”.
0 Comentários