"Projeto POSS": Tiee, Luthuly e BK lançam feat inédito

Publicado em

A iniciativa multiplataforma POSS (Projeta Os Seus Sonhos), que exalta a cultura preta - e que nasceu da união do selo slap, da Som Livre, com a plataforma de cultura negra AUR e o produtor Theo Zagrae -, está chegando à sua segunda edição. Anunciando o lançamento do conteúdo completo para o dia 19 de novembro, propositalmente às vésperas do Dia da Consciência Negra, o projeto apresenta nesta sexta-feira (05) o primeiro single de seu novo álbum. Intitulada de "Eu Chorei", a faixa traz um feat inédito entre Luthuly, Tiee e BK - ouça aqui -, além de um emocionante vídeo performance com a participação dos três artistas - assista aqui.

A colaboração entre os artistas escolhidos sintetiza bastante uma das principais missões do POSS, que é a de promover encontros criativos entre artistas negros de diferentes gêneros musicais. No caso de "Eu Chorei", a track reúne Tiee, como um dos principais representantes do samba/pagode, Luthuly, nome que figura entre os maiores expoentes do R&B e da black music atual, e o rapper BK, um dos grandes destaques da cena rap nacional contemporânea.

"O POSS (Proteja Os Seus Sonhos) é uma iniciativa necessária e conectada com a atualidade. Fiquei bastante contente com o resultado deste trabalho. É um prazer muito grande poder participar desse movimento, falar sobre auto-cuidado, além de dividir o single ‘Eu Chorei’ com o Luthuly e o BK, que são músicos extremamente talentosos", conta Tiee sobre a experiência de estar no projeto.

Com trechos como "Lágrimas ou suor? / Me diz aí você / Que sempre achou normal / Me desfavorecer / Sabe o que é melhor / a cada amanhecer / o menino pior / não parou mais de crescer / E eu chorei / Por cada batalha vencida / Eu chorei / Por ser tão intensa a corrida / Eu chorei / a cada subida de nível / Eu chorei / E choro porque eu sou sensível", a canção fala sobre a superação do dia a dia e traz o choro como um elemento de emoção característico das vitórias, o afastando da comum ideia de tristeza e sofrimento.

Reforçando a ideia de um projeto repleto de propósito e sentido, a ressignificação do choro na faixa está alinhado também com a hashtag #NãoFalaremosSobreOFeticheEmNós, apresentada no vídeo-manifesto divulgado recentemente nas redes sociais no POSS. Por definição, o Proteja Os Seus Sonhos é um projeto que expressa a diversidade jovem preta brasileira por meio da música e do audiovisual, e nesta segunda edição, girando em torno do tema "Autocuidado", o segundo volume da iniciativa tem como objetivo promover a autonomia para que o povo preto possa contar suas próprias histórias, colocando-o no papel de protagonista e o afastando de uma visão restrita de flagelo, exclusão e sofrimento.

"Eu Chorei" é o primeiro single do álbum "POSS (Projeta Os Seus Sonhos) - Volume 2", que contará com oito músicas inéditas, interpretadas por 18 artistas negros, entre nomes consagrados e expoentes da nova cena musical. Também estão previstos vídeos-performances para cada faixa, além de materiais em podcasts e documentários de entrevistas com os artistas envolvidos.

Veterano no projeto, Luthuly conta qual a sensação de estar nas duas edições do POSS: "É uma honra muito grande trabalhar com pessoas que eu admiro tanto e quero estar trabalhando em todas as oportunidades. Sempre que me chamarem estou dentro! É também muito realizador ver uma nova era de músicos chegando e se apoiando, eu acho muito importante para o nosso meio. Por estarmos paralelamente envolvidos em projetos individuais - eu, Tiee e BK -, boa parte do que foi feito, foi de forma remota, e sem um compartilhar muito com o outro, numa vibe mais introspectiva mesmo. E chegando lá na gravação nós falamos ‘cara, vamos encarar esse desafio e fazer a parada acontecer aqui e agora’, e a gente conseguiu entregar tão bem a ponto da faixa se tornar o single do álbum, então isso é muito maravilhoso".

Em 2020, a primeira edição do POSS apresentou um álbum com nove faixas, interpretadas por 15 artistas negros que representam o futuro de uma nova cena musical - entre eles, nomes como Luthuly, YOÙN, Ebony, GABZ, Késia Estácio, Jonathan Ferr e Anchietx -, além de um curta-metragem, dividido em três atos.

Comentários

0 Comentários