Renata Santiago, uma das novas vozes do samba, prepara seu primeiro lançamento

Publicado em

A música “Aprendi com Você” será a estreia da cantora carioca Renata Santiago. Com a data de estreia marcada para o dia 15 de outubro em todas as plataformas de streaming musical, o single resgata com muita leveza a firmeza da participação feminina no samba e no pagode que, majoritariamente, é composta pela presença masculina. 

Ela que, desde o ano passado, vinha amadurecendo como artista através das lives e participações presenciais, está pronta para dar o seu melhor ao público sua primeira canção autoral. A música é uma prévia do EP que estreia em novembro. E para a realização deste projeto, ela contou com o auxílio de muitos amigos e parceiros que ao longo de sua jornada acreditaram no seu talento. 

“Sempre fui muito tímida, então guardava o prazer de cantar para mim. Aos 16 anos, essa vontade se aflorou, mas minha primeira apresentação ao vivo, por exemplo, só foi acontecer três anos depois e, por incrível que possa parecer, foi na pandemia que eu consegui impulsionar minha carreira de cantora”, diz. 

A cantora comenta que nem sempre foi tão fácil se afirmar como cantora, mas que mulheres como Elis Regina, Maria Rita, Gabby Moura e Ludmilla que, em 2020, apresentou um EP somente com músicas de pagode, a inspiraram a seguir com o sonho de cantar e dar vida seu projeto musical. 

Com a letra composta por Dinho Luz e Zaki Santos, Renata sabe que as mulheres no samba, no pagode e até mesmo em outros gêneros foram durante muito tempo citadas nas letras, mas pouco presentes como vocalistas. Por isso, vale ressaltar o recado que a cantora dá logo na primeira estrofe de sua música de estreia: “eu aprendi foi com você, fingir, mentir e também enganar, dizer que está chegando e não chegar... Não ouse reclamar dessas atitudes que eu estou tendo, vai ver a dor que dá, vou te fazer provar do seu próprio veneno...”, e sobre isso ela relata:

“Eu não aceitaria cantar nada que eu não me identificasse. Tudo que eu canto precisa fazer sentido para mim, tem que ser coerente com tudo o que eu defendo e acredito”, conta. 

Verdade seja dita, carioca que se preze, gosta mesmo é de um bom samba. Pode não ser unanimidade, pois hoje, a oferta musical é enorme, mas é simplesmente impossível ficar parado ao som de uma boa batucada. Renata Santiago se aproximou do gênero há pouco tempo, mas diz que isso a transformou de dentro para fora. Ela espera ansiosamente pela estreia da música e sonha crescer ainda mais como artista.

“O samba me tornou inteira. construí naturalmente admiração por artistas como Jovelina, Ivone Lara, Zeca, Arlindo, Fundo de Quintal, Maria Rita e vários contemporâneos que sigo observando, estudando e aprendendo com... Espero que minha música seja ouvida, que as pessoas gostem e mais que isso, que eu possa mostrar a elas que como artista, arte e vida não se separam”, conclui. 

Comentários

0 Comentários