Feijoada da Beth entra no calendário oficial de eventos do Rio de Janeiro

Publicado em

A Feijoada Beth, organizada pela cozinheira Beth da Lira, agora é lei. Através do deputado estadual Dionísio Lins, que é um grande apreciador das iguarias cariocas, o evento passou a ser a primeira feijoada regulamentada no estado do Rio e, além disso, também se tornou pioneira a ganhar essa notoriedade com uma mulher a frente.

“Eu ainda estou processando tudo isso, pois não imaginava que a minha feijoada seria a primeira a ter uma lei no Rio. Sabemos que o prato é bem carioca. Só sei agradecer”, conta Beth, que começou com esta proposta de maneira bem simples.

O feijão sempre fez parte da vida da Beth. De Bonsucesso, um subúrbio do Rio, com origem pobre, uma família muito humilde, que por várias vezes faltava carne nas suas refeições, mas o arroz com feijão sempre na mesa. E foi com essa lembrança afetiva que ela resolveu cozinhar uma feijoada em um dos seus aniversários, mas sem contar pra ninguém. 

“Eu passei a madrugada toda cozinhando para os meus convidados. Ninguém sabia que era eu quem havia cozinhado. Eu cresci com a ideia de fazer um feijão gostoso, já que minha família não tinha condições de incrementar o caldo. Isso sempre ficou na minha cabeça e quando eu faço a feijoada, coloco esse amor e essas lembranças simples. Acho que esse é o segredo”, diz emocionada.

A Feijoada da Beth cresceu após ser apresentada no Espaço Show de Bola Goumert, em Piedade, tradicional bairro da zona norte carioca. A ideia inicial era cozinhar pratos afetivos aos domingos, como rabada, moqueca, baião de dois e cozido, mas foi a feijoada que emplacou e tornou Beth da Lira conhecida.

“No domingo da feijoada vendemos 10 vezes mais pratos do que o normal. Atingimos a marca de 200 feijoadas em dia de evento. Agradeço ao feijão sem tempero que comia quando criança. Querer melhorar o gosto desse prato que remete a minha família é o que me da gás para levantar todos os dias em busca de um sabor melhor. Foi por causa dele e da vontade das pessoas terem lembranças com o feijão que me fez cozinheira”, finaliza.

A Feijoada da Beth virou a lei 9.435 e, oficialmente, ganhou o segundo domingo de julho como data oficial, mas continuará no mesmo espaço que começou, uma vez por mês. Inclusive, a próxima acontece no dia 17/10, a partir das 13h. O Show de Bola Goumert fica na avenida João Pinheiro, número 174. A feijoada é servida individualmente e custa R$ 35. O estabelecimento segue todas as normas de segurança contra a Covid-19.

Comentários

0 Comentários