Samba da Volta lança seu primeiro single

Publicado em

Uma das Rodas de samba de maior evidência no cenário musical carioca na atualidade lança seu primeiro single autoral. “Samba da Volta”, canção homônima ao evento nascido em 2021, na Rua do Ouvidor, chega às plataformas digitais hoje, 16 de novembro. A música, composta por Igor Trindade, é uma espécie de hino do grupo que ganhou esse nome por se reunir e movimentar uma das ruas mais tradicionais do centro do Rio de Janeiro, que vivia deserta no período pós pandêmico. 

Vitor de Souza, que já realizou trabalhos com Zeca Pagodinho, Xande de Pilares, Marina Íris e Renato da Rocinha, assina a produção musical do single. Sobre a letra, Trindade conta que a intenção foi traduzir um sentimento coletivo. “Foram tempos difíceis para todo mundo, ainda mais para nós, artistas. Essa letra traduz um pouco como estava a vida quando fui convidado pelo Eryck Quirino a tocar no Samba da Volta. Escrevi o que senti, mas sei também que é algo que muita gente sentiu ao estar novamente na rua, no samba, vivendo”, comentou Igor. 

A faixa é cantada pelos oito membros do grupo e transmite a energia de quem está na beira de uma roda de samba com o ritmo marcado na palma da mão. Sobre o processo criativo, Igor afirma que foi rápido e quase sem ajustes. “Fiz essa música em 5 minutos. Ela veio inteira na minha cabeça, corri para encontrar um papel e tenho até hoje guardado o envelope em que a escrevi”, comenta. Cantado em uníssono pelo público nos eventos, o single conta uma parte importante da história do Samba da Volta, de como tudo surgiu. “A galera que começou com a gente lá na Ouvidor logo percebe o que a música diz e se identifica rapidamente. Muitos já decoraram a letra e cantam com a gente. Agora, com o single nas plataformas, mais gente vai conhecer a nossa trajetória”, diz.

O Samba da Volta surgiu de uma reunião de amigos apaixonados pelo samba. Começou na Rua do Ouvidor, em 2021, e desde março de 2022 é residente no Espaço Luís Gama, na Rua da Constituição. O evento acontece aos domingos, a cada 3 semanas, e algumas edições se desdobram no Samba da Volta Festeja, onde a roda recebe e homenageia um grande nome do samba. Sombra, Serginho Meriti, Marquinho PQD e Nelson Rufino, já foram os convidados celebrados em edições especiais anteriores. 

O grupo é composto por Artur Jr. (voz e tantã), CH (voz e tamborim), Eryck Quirino (voz, surdo, cuíca, repique de anel), Hudson Santana (voz, repique de mão, caixa), Igor Trindade (voz e banjo), Lucas Cardoso (voz e violão 7 cordas), Osmar Fernandes (voz e cavaco) e Thay Carvalho (voz, pandeiro e conga). Todos têm o Grupo Fundo de Quintal como referência principal tanto nas inspirações sonoras quanto na prestação de respeito e prioridade ao maior gênero musical brasileiro. Durante as rodas, além do Fundo de Quintal, são entoadas canções de compositores como Roberto Ribeiro, Jovelina, Arlindo Cruz, Jorge Aragão e demais artistas oriundos do movimento do Cacique de Ramos. 

A faixa “Samba da Volta” está disponível para streaming em todas as plataformas digitais via OneRPM. A capa do single foi criada e desenvolvida por Juliana Joannou e Vitor Melo. 

Comentários

1 Comentários