Consulado da Portela de São Paulo lança concurso para escolha do seu hino

Publicado em
O Consulado da Portela em São Paulo lançou na quinta-feira, dia 1º de fevereiro um concurso para compositores de samba. O objetivo: criar um hino para a representação cultural da escola carioca em terras paulistas. O edital está disponível no site da instituição para consulta.

De acordo com as regras, o concurso está aberto para qualquer interessado. As composições podem ser feitas por uma única pessoa ou por parcerias com até cinco componentes, desde que pelo menos uma more e atue em São Paulo.


Não existem diretrizes rígidas para as composições, como acontece, por exemplo, com uma sinopse de samba-enredo. O regulamento apenas pede que a canção contenha, dentro do espírito das composições feitas sobre a Águia Altaneira, os objetivos do Consulado.

A representação oficial da Portela em São Paulo foi fundada em 2015 como parte de um projeto da azul e branco de Madureira de propagar a cultura, a obra e os valores de uma das mais importantes instiuições da cultura do samba no Brasil, bem como os baluartes, nomes históricos e a Velha Guarda.

São Paulo foi a primeira cidade em que o Departamento Cultural fundou um "consulado" por causa da enorme comunidade de torcedores e admiradores da Portela aqui. Ao longo dos últimos dois anos, a representação tem promovido eventos para divulgar, enaltecer e celebrar a contribuição dos portelenses para o samba. Há inclusive um agrupamento musical com repertório dos bambas da escola como Candeia, Monarco e Paulo da Portela que já chegou a se apresentar por duas vezes na quadra da escola, no Rio, durante o Portela de Asas Abertas, o mais bem sucedido evento dedicado ao samba de raiz no Rio.

"Nós queremos cada vez mais aproximar a comunidade do samba de São Paulo da alma da Portela e nada melhor do que fazer isso dentro do registro que a escola considera mais precioso, o samba de raiz", explica o presidente do Consulado, Paulo Toledo.

Toledo fará uma peregrinação pelas rodas de samba paulistanas divulgando as atividades do Consulado e convidando compositores da Terra da Garoa a comporem o hino da representação.

A escolha será feita em duas etapas. As composições devem ser submetidas de 1º/2 até 14/4/2018 por meio do site do Consulado. Entre as composições enviadas, o público será convidado a selecionar por meio de enquete digital uma candidata preferida. Outras quatro completarão o time de finalistas, eleitas por uma comissão julgadora composta por músicos, compositores, arranjadores. O resultado deve ser divulgado em junho durante evento do Consulado.

Para mais detalhes, acesse o site do www.consuladodaportelasp.com.br/hino.

Comentários

0 Comentários